Curso de Gestão de Pastagens!

Pastagens

O curso Gestão de Pastagens permitirá ao participante conhecer a produtividade das pastagens, considerando os efeitos climáticos, fertilidade de solo e manejo. Desta forma poderá estimar a lotação animal ideal para os diferentes períodos do ano e consequentemente evitar prejuízos causados pela sazonalidade, característica das pastagens tropicais.

Este treinamento abordará o tema gestão de pastagens, comumente chamado manejo de pastagens. O conteúdo do curso será abordado utilizando-se conceitos ligados a qualidade total, através da utilização da ferramenta ciclo PDCA do inglês, Plan, Do, Check, Act.

O participante terá condições de tomar decisões relacionadas a gestão de pastagens, considerando a relação CAUSA-EFEITO, ou seja, vai entender bem como suas decisões impactam o resultado da atividade, tudo isso através de técnicas como planejamento e monitoramento forrageiro.

O iepec é um portal de ensino à distância que está no mercado a mais de 8 anos e têm uma ótima reputação no meio do agronegócio, principalmente com pessoas envolvidas em fazendas e o mercado de produção de carne e leite.

Os professores dos cursos são em sua maioria mestres, doutores e consultores de renome nacional e muitas vezes internacional. Os cursos são de curta duração, o tempo médio para conclusão do estudo é de 30 a 60 dias.

Dentro do curso o aluno terá acesso a videoaulas, materiais complementares em PDF, XLS, dentre outros e no final realizando uma avaliação ele pode emitir em PDF o seu certificado de conclusão.

O mercado do agronegócio ainda está sendo muito pouco explorado e com certeza é uma ótima oportunidade, o pessoal do campo hoje já tem acesso a banda larga e estão sedentos por conhecimento.

Gestão de pastegem:

É definida como a prática de crescimento da grama saudável e plantas relacionadas para sustentar lucrativamente disponibilidade de forragem e produção animal, assegurando simultaneamente a saúde ecológica.

As práticas de manejo de pasto proporcionam estratégias para conservar e melhorar a grama nativa, melhorar a produção de forragem, restaurar a qualidade e quantidade do solo, melhorar as comunidades de plantas e reduzir os custos operacionais gerais.

Pastagens bem geridos contribuem de forma significativa para a sustentabilidade de uma operação de fazenda e para a saúde dos ecossistemas circundantes.

Muitos fazendeiros afirmam agora que sua atividade principal é o cultivo de capim, não de carne bovina. No entanto, as práticas de manejo da relva têm sido tradicionalmente categorizadas sob manejo de ecossistemas ou pastoreio.

Gestão de Pastagens

Qual a experiência do Professor nessa área?

Josmar Almeida é Zootecnista pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) com mestrado em produção animal – Forragicultura e Pastagens pela mesma instituição.

Iniciou seus trabalhos em assessoria e consultoria em recuperação, renovação, manejo e intensificação de sistemas de produção a pasto em 2002. Atua nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Sócio na empresa TecnoPasto Assessoria e Consultoria Pecuária.

CLIQUE AQUI >> Curso de Gestão de Pastagens